sábado, 24 de setembro de 2011

Entrevistando Tatiana Mareto, uma escritora independente!

Olá, meus amores! Fiz a entrevista mais emocionante da minha vida como blogueira, com a escritora mais corajosa que já conheci,Tatiana Mareto, advogada e autora da serie, O Segredo de Esplendora. " Eu vendo minhas histórias, mas não vendo minha alma". Sei que a entrevista tá grande, mas eu garanto que vale a pena ler cada parágrafo. Confiram!

 

Moana: Primeiro quero agradecer por você ter aceito fazer a entrevista. É uma honra poder conversar com uma pessoa tão corajosa quanto você. Então, conte-me quem é Tatiana Mareto?

Tatiana: Eu é que agradeço essa oportunidade. O espaço dado ao escritor nacional ainda é muito pequeno, então fico muito honrada em ter sido escolhida para essa entrevista. Acho difícil falar de mim, mas vamos tentar! Eu sou uma cachoeirense do Espírito Santo, artista de fundo de quintal, escritora de coração, amante de animais, advogada, professora universitária, blogueira e webdesigner. Eu costumo dizer que nasci artista, mas perdi as ferramentas pelos caminhos da vida. A minha alma é essencialmente romântica, sonhadora, e sou adoradora de todo tipo de arte. Tenho um temperamento muito difícil, sou geniosa e meu pavio é bem curto. Mas aprendi com a vida a negociar em algumas situações e tento me policiar para não estourar à toa. No mais, eu sou uma pessoa bem comum e até mesmo chata. Mas aberta a novas amizades, e quem quiser me conhecer melhor, está convidado.

Moana: Em uma conversa que tivemos pelo twitter você me contou que era uma escritora independente. Por quê você tomou essa decisão?

Tatiana: Pois é, eu escolhi ser independente. Na verdade, a minha história com a escrita começou bem cedo. Sempre fui boa aluna em Português e minhas redações eram escolhidas para concursos e publicações. Aos 12 anos, escrevi meu primeiro romance, "Dezembro", que ficou sem título por vários meses. A história foi totalmente revisada cinco anos depois, e decidi publicá-la como fanfiction. Quando decidi transformar minhas histórias em livros, eu li depoimentos desanimadores de pessoas que buscavam, há muito tempo, um espaço para suas obras. E o quanto a maioria das editoras só queria saber de trabalhos de autores já famosos, ou de pessoas que pagavam por suas publicações. Parei e pensei: oras, se eu vou ter que pagar para uma editora publicar meu livro, prefiro pagar e manter meus direitos autorais intactos. Parafraseei um grande ídolo que tenho e decidi: eu vendo minhas histórias, mas não vendo minha alma. Hoje meus livros estão publicados por mim, e posso dizer que literalmente fiz tudo: escrevi, montei, diagramei, elaborei a capa, enviei para a publicação, montei o website, e estou correndo atrás de divulgação. Dá trabalho, mas a recompensa, até agora, tem sido grande!

Moana: Fale um pouco sobre o livro, "O Segredo de Esplendora, a origem".

Tatiana: A trama gira em torno da personagem Heather Jane Cohen, uma garota superdotada que vive em uma cidade pequena e que nunca encontrou o seu lugar no mundo. Isso até ela receber a visita de um Anjo, que pretende levá-la para a cidade de Esplendora. Heather é cética e não acredita em nada que a ciência não pode provar - aceitar que há um Anjo em seu quarto é demais para ela. Nessa mesma noite, Heather é capturada por vampiros e levada para o covil onde eles moram, sendo obrigada a passar a noite em um porão empoeirado. Em quarenta e oito horas, a vida da garota vira de pernas para o ar, e ela tem que lidar com uma realidade fantástica e com um mundo que ela nega a existência. O primeiro livro, "A Origem", é basicamente sobre a descoberta de si própria; ele mostra Heather se encontrando com o seu verdadeiro "eu" e se apaixonando pela primeira vez - por Henry, um vampiro antigo, bem humorado e totalmente diferente de tudo que ela esperava em uma criatura das trevas.

Moana: E a sequência da saga, "O segredo de Esplendora"?

O segundo livro, "Ascensão", mostra Heather em contato com sua sobrenaturalidade - e nele é revelado o segundo segredo de Esplendora, que é bem mais chocante do que o primeiro. No terceiro livro, "O Poder", que terminei de escrever na semana passada, Heather se transforma e o terceiro segredo de Esplendora, depois de revelado, causa a ela bastantes problemas. Se eu falar mais sobre a história, vou soltar spoilers que vão atrapalhar o leitor!

Moana: Como surgiu a ideia de escrever essa saga?

Tatiana: Eu tinha um conto, chamado Às Avessas, que falava das aventuras do Anjo Heather na Terra. Esse conto era uma comédia, narrada em primeira pessoa, com não mais do que 50 páginas formato A4, que tinha sido publicada no Nyah! (www.fanfiction.com.br). Em uma conversa com uma amiga, decidimos que essa história deveria virar um livro, e que eu iria reestruturá-la para transformá-la em algo mais. Foi basicamente assim.

Moana: Como foi o processo de escrita?

Tatiana: Como todas as minhas histórias, nasceu sem título. Levei um mês inteiro escrevendo sem parar - era dezembro, eu estava de férias, e a inspiração tinha desabado em mim. O título veio exatamente quando eu decidi que a história estava grande demais para ser um livro - eu precisava transformá-la em uma saga. Eu não tenho muito tempo para escrever, então eu virava noites desenvolvendo a história. Lia e relia os capítulos várias vezes, e modificava a minha história até ficar como eu queria. Eu escrevi os dois primeiros livros muito rapidamente, em menos de 60 dias, e levei vários meses para conseguir diagramar, fazer a capa e publicar o primeiro.

Moana: Você sempre quis ser escritora?

Tatiana:  Eu nunca quis ser escritora, na verdade. Eu sempre sonhei em ser veterinária, acabei fazendo Direito, e hoje sou mais professora do que tudo. Eu escrevo por prazer, porque escrever me transporta para vários universos e realidades que eu não posso experimentar.

Moana: Nos últimos anos tem surgido diversas novas editoras e o mercado editorial cada dia se torna mais concorrido, você não pensa em vender o seu livro para alguma dessas editoras?

Tatiana: Eu nunca pensei nisso. Sei que o mercado vem crescendo, e fico muito feliz com isso. Precisamos de mais escritores, mais leitores, mais incentivo. Lê-se pouco no Brasil, e o que se lê, aqui, é importado. Mas temos talentos nacionais; por que não podemos investir neles? Mas imagino que, se um dia minha história ficar maior do que eu posso administrar, eu possa considerar a ideia de vendê-la. Ainda não, tenho ciúmes da minha saga! Gostaria que as livrarias dessem um pouco mais de abertura para escritores independentes; o dia que isso acontecer, eu não considerarei uma editora.

Moana: Em que você se inspira para escrever?

Tatiana: Eu sou extremamente auditiva. Todas as minhas histórias sugiram por causa de músicas e baseadas em músicas. São as músicas - letra, melodia, voz, tudo! - que me inspiram a escrever. O Segredo de Esplendora tem trilha sonora, e faço questão de compartilhar essas músicas com meus leitores. Citando como exemplo, o final de "O Poder" foi escrito ao som de "Awake" do Josh Groban.

Moana: Em média, quanto tempo você leva para escrever um livro?

Tatiana:  Eu não acredito que uma média funcione para mim. A inspiração desaba em mim, e não tem hora para acontecer.

Moana: E por fim, deixe um recado para os visitantes do blog!

Tatiana: Eu gostaria de agradecer à oportunidade e pedir aos leitores que deem uma chance à literatura nacional. Há diversos bons trabalhos provenientes de autores brazucas que não recebem o devido mérito porque os leitores brasileiros estão acostumados à literatura importada, somente. E também sugerir que deem livros de presente. Se tiver dúvidas sobre o que dar de presente para aquele amigo, aquele parente, para a namorada ou o namorado, compre um livro. Livro nunca desagrada, é barato, ativa o cognitivo e instiga a criatividade. Não tem nada melhor do que ler um bom livro! Mais uma vez, obrigada por esse momento e espero que todos façam uma visita a Esplendora, a cidade onde nunca é noite!

Bom, é isso meus amores! Espero que tenham gostado da Tati tanto quanto eu. Ela é uma mulher incrível, e cheia de energia. Contem-me, o que acharam?



 

18 comentários:

  1. Adorei a entrevista, Moana! Exatamente tudo que ela é: pessoa incrível. Parabéns pela entrevista! E é claro que já tenho o meu exemplar. Vou cobrar dedicatória depois! Hahahaha

    ResponderExcluir
  2. oii, gostei muito de tudo, muito legal. (::

    Beijos, e boa semana que começa!

    ResponderExcluir
  3. surpreendi-me com a entrevista de Tatiana, na verdade, ela é nossa escritora no CLUBE DOS NOVOS AUTORES, e isso me deixa muito feliz em saber que está galgando pelo caminho que lhe dá prazer, e lhe causa felicidade.
    Meus votos sinceros de sucesso, a você Tatiana, e a entrevistadora tão simpática.
    Adriana
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  4. Olá! Realmente Tatiana é uma pessoa, quem conhece
    não esquece...

    ResponderExcluir
  5. Conheço a Tatiana do Clube dos Novos Autores, e achei a entrevista magnífica, não a conhecia mais profundamente e adorei o seu jeito de ser, determinada, o livro deve realmente ser muito bom, parabenizo a você Moana por ter este espaço maravilhoso que divulga novos autores participando assim da realização de seus sonhos, beijos e já estou seguindo, Luconi

    ResponderExcluir
  6. conheço essa pessoa maravilhosa q é a Tatty e a energia q vem dela é extremamente contagiante....ela é multitalentos e sou fã....tanto q a chamo carinhosamente de Master há muitos anos...está resolvido...vou me presentear no Natal com a saga de Esplendora! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista da Tatiana.. Parabéns professora (ela é minha profª na faculdade).. Beijos Teacher :)

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS AMIGAAAA
    muito feliz por vc Tô a dorando tudo, Quero que continue assim True Friend vc vai longe te amo muitooooo
    (º)-(º)

    ResponderExcluir
  9. Vivian, que bom que você ta gostando! Obrigada por tudo, por ser minha amiga e me incentivar para continuar a lutar por meus sonhos! Te amo! Te amo! Te amo!

    ResponderExcluir
  10. Moana, obrigada por esse espaço. Adorei fazer a entrevista com você, espero que nossa parceria renda mais frutos. Obrigada a todos pelos comentários gentis e pelos meus amigos e alunos que vieram aqui prestigiar :) Beijo grande!

    ps: Sou membro recente do CLUBE NOVOS AUTORES e sugiro a todos uma visita :)

    ResponderExcluir
  11. Imagina, eu é que agradeço, você está rendendo bons frutos para o blog! Foi um imenso prazer conhecê-la ( mesmo que seja via twitter )!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a entrevista. Gostaria de ter a coragem da Tatiana.

    ResponderExcluir
  13. Então somos duas, Renata. Até agora estou pasma com a coragem dela!

    ResponderExcluir
  14. Tatiana,
    Adorei sua entrevista !!!
    Através dela fiquei conhecendo você e seu belo trabalho de maneira mais profunda... Meus parabéns pelo livro !!! Desejo-lhe muito sucesso nesta sua jornada !!!
    Meus parabéns também para a Moana em divulgar e dar essa grande força aos novos Autores aqui no seu Blog !!!

    ^^V^^
    André Victtor
    O Mestre dos Contos Fantásticos
    http://www.historiasdoandrevicttor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Conheço a Tatiana de nome, pois também faço parte do Clube de Novos Autores. Estou profundamente admirada com ela, por seu talento e coragem. Belíssima entrevista! Parabéns à Moana, que conseguiu fazer perguntas excelentes que permitiram conhecer melhor essa pessoa fantástica que é a Tatiana e aguçar a curiosidade pela leitura da sua saga.
    PARABÈNS!!
    Beijo!
    Rosane Fantin

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Vocês são fãs mesmos da Tati. Fico feliz por terem gostado da entrevista!

    ResponderExcluir
  17. Que bom que você gostou da entrevista!

    ResponderExcluir